8 de dezembro de 2021

Com final acirrada, as startups que apresentaram maior potencial e sinergia com os negócios da Meta foram as  premiadas do Bring Your SaaS 2, e agora terão a oportunidade de receber até R$ 1,5 milhão de investimentos da Meta Ventures

Bring Your SaaS 2

No dia 17 de novembro aconteceu a grande final da segunda edição do desafio Bring Your SaaS, organizado pela Meta Ventures, Corporate Venture Capital da Meta. O evento foi em formato híbrido e contou com um júri de peso, incluindo convidados como Matheus de Abreu, diretor executivo da Randon; Rony Ramos, Head de Aceleração e Conselho de Investimentos da Aceleradora Cotidiano e Adriana Kaku, Community Manager da Distrito.

A competição contou com 82 startups inscritas de 11 estados brasileiros e uma concorrente espanhola. Oito foram classificadas para a etapa final do desafio, na qual quem levou a melhor foi a startup NeuralMind (SP), ficando com o primeiro lugar. Na segunda posição ficou a RECRUT.AI (PE), e na terceira colocação a SaltRH (SP). As demais finalistas foram Digitalk (SP), JobConvo (MG), LeadFinder Tecnologia em Marketing (PR), Smarti (PR) e Trillio Academy (SP).

As três vencedoras terão acesso a trilha de conteúdo de três meses na plataforma da Cotidiano Aceleradora, aos mentores do BR Angels, e ao comitê da Randon Ventures para apresentarem suas soluções e receberem feedbacks dos mentores. Além de poderem participar do Pitch Day, evento de apresentação de pitch de negócios do BR Angels, e do Palco Conexo, evento da iniciativa de inovação aberta das Empresas Randon, que dá voz para startups compartilharem seus projetos, cases, experiências e resultados. E ainda poderão receber até R$ 1,5 milhão em investimentos da Meta Ventures, além da oportunidade de conexão com a Meta e seus clientes.

A final do Bring Your SaaS 2 funcionou de forma semelhante ao conhecido Shark Tank. Para se tornar vencedora, cada uma das startups finalistas apresentou seu pitch de negócio de 4 minutos, seguido de perguntas do júri por mais 2 minutos. Ao final das apresentações o grupo de jurados, formado pela liderança da Meta, especialistas do mercado de venture capital e importantes parceiros, avaliaram o desempenho e decidiram pelas melhores do desafio. Durante suas apresentações, as candidatas puderam destacar o perfil das empresas e evidenciar os seus modelos de negócios quanto a escalabilidade, potencial de crescimento.

Os próximos passos para as vencedoras

De acordo com o Marcio Flôres, Head da Meta Ventures, a 2ª edição do Bring Your SaaS mostrou que as startups estão cada vez mais preparadas para receber investimentos. “Mais uma vez revelamos negócios inovadores para o mercado. As oito finalistas apresentaram projetos sólidos e estão prontas para escalar, com possíveis parcerias de negócios com a Meta e investimentos da Meta Ventures. Isso mostra como a inovação está cada vez mais presente em nossa realidade e bem representada por startups com visões diferenciadas que podem apoiar as grandes companhias. Esse é nosso intuito, investir na inovação constante”, afirma.

Com a definição das vencedoras, inicia-se uma nova etapa, as três startups terão a oportunidade de serem aceleradas pela Meta Ventures e de atuarem como parceiras da Meta, imergindo no ecossistema de Transformação Digital, que é o grande viés da empresa. Estar junto a Meta permite às startups se propagarem em nível nacional e internacional, já que possui clientes no Canadá e Estados Unidos, além de experienciar a personalização das soluções para os mais diversos segmentos do mercado, como varejo, agronegócio, financeiro, indústria, logística, mídia e tecnologia.

A importância da inovação para a Meta

Segundo Claudio Carrara, vice-presidente da Meta, a ideia do desafio é fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação, abrindo novas possibilidades para novos negócios. “Esta é a segunda edição do desafio, mas ao longo dos últimos anos viemos construindo uma base consolidada que desse a chance para o mercado conhecer negócios inovadores. Agora, estamos colhendo os resultados de nossos esforços. A Meta acredita na oportunidade de crescer explorando a inovação aberta, na qual todos os envolvidos ganham”, explica.

Telmo Costa, fundador e CEO da Meta, afirma que a iniciativa do Bring Your SaaS tem um sentido mais amplo: além de premiar as melhores startups, também estabelece relações com essas empresas. “É importante ter essa conexão com as startups, pois elas estão na vanguarda da transformação digital. Buscamos e priorizamos projetos e empresas que manterão o capital humano como principal combustível para a inovação”, ressalta.

Confira como foi a final do Bring Your SaaS 2 na íntegra

 

Composição do júri

Nesta edição do desafio do Bring Your SaaS, participaram do júri os seguintes profissionais: Claudio Carrara, vice-presidente da Meta; Marcello Bosio, Head of Digital Strategy & Solutions; Simone Lettieri, Diretora de Inovação e Tecnologia; Matheus de Abreu, diretor executivo da Randon; Rony Ramos, Head de Aceleração e Conselho de Investimentos da Aceleradora Cotidiano; Gabriel Kessler, CEO da Dialog; Reinaldo Rabelo, CEO da Mercado Bitcoin; Danilo Rato, Corporate Account Manager Food Retail Services da BR Angels; Adriana Kaku, Community Manager da Distrito; Carolina Cavalheiro, Head de Negócios e Desenvolvimento Comunitário do Instituto Caldeira; Alexandre Nunes, Fundador da Zaxo; Sandro Cortezia, Fundador e CEO da Ventiur; Marcos Alves, Co-Fundador e Chefe de Marketing e Vendas, da Ubots; e Ana Laura Stachewski, editora assistente da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Conheça as grandes vencedoras da 2ª edição do desafio Bring Your SaaS

NeuralMind (São Paulo)

O principal produto oferecido é uma plataforma proprietária que usa os mais recentes avanços da inteligência artificial para automatizar a busca e análise de documentos não estruturados e imagens, trazendo, em segundos, informações essenciais para tomada de decisão na captação de novos clientes, contratação de fornecedores e parceiros. A plataforma identifica automaticamente tentativas de fraudes, nível de risco envolvido em contratações e a situação de compliance de empresas, pessoas e ativos.

Recrut.AI (Pernambuco)

A companhia utiliza Inteligência Artificial para ajudar empresas a encontrarem os candidatos ideais gastando menos tempo e com mais assertividade. A Triagem Cognitiva ranqueia os currículos relevantes, a análise léxica mede a performance comportamental e o Score Preditivo usa aprendizagem de máquina para prever a chance de sucesso do candidato.

Salt RH (São Paulo)

A empresa auxilia negócios em tomadas de decisões sobre pessoas, de forma eficiente, precisa e proativa, por meio de análise preditiva de dados. A plataforma é um SaaS que integra os dados dos colaboradores de todos os sistemas internos gerando insights em 4 camadas: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva.

Foto do autor Por Meta Ventures