Esta é uma questão que aparece recorrentemente em conversas e debates em todo o ecossistema de inovação. A maioria dos empreendedores que buscaram ou estão buscando alguma rodada de investimento já se depararam com esta questão:
Obviamente não existe uma resposta que seja correta em 100% dos casos, e a grande maioria das pessoas que busca uma solução do tipo “one-size-fits-all” têm uma grande chance de errar e acabar frustrado.
Mas existem diferenças básicas entre esses dois tipos de fundos. Tipicamente um VC vai investir, com base na sua tese de investimento, em startups com alto potencial de crescimento, e que maximize o retorno sobre o seu investimento. Têm a tendência a investir em um número maior de startups e, em alguns casos, oferecem mentoria, conexões com o ecossistema, relacionamento com investidores para rodadas futuras, entre outros, como smart money. Normalmente têm um modelo de governança onde acompanham os resultados da startup, mas com pouquíssima ou nenhuma interferência na startup.
Por outro lado, um CVC não olha apenas o retorno financeiro que a startup pode ter, mas também a conexão com o seu negócio e as oportunidades de potencializar e apoiar o crescimento da startup. Têm a tendência a serem mais seletivos nos investimentos, e a investirem em um número menor de startups, para que possam apoiar de forma mais efetiva e oferecerem conexões concretas com a empresa e com os seus clientes, atuando como um gerador de negócios. Podem ter um modelo de governança mais robusto e devem tomar cuidado para não interferirem nas ações e decisões dos empreendedores, atuando com a investida em um modelo semelhante ao de uma aquisição.
Na Meta Ventures nós buscamos trabalhar em um modelo onde mantemos ao máximo a autonomia do empreendedor, buscando deals saudáveis e que não coloquem em risco o crescimento da startup a partir de futuras rodadas de investimento, quanto também oferecemos muito mais do que apenas smart money. Apoiamos startups de base SaaS, com foco no mercado B2B a terem acesso à base de clientes da Meta e aos nossos serviços e expertises em pessoas, tecnologia e gestão.
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Marcio Flores.
Head da Meta Ventures